São Luis do Maranhão, 20 de julho de 2021.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Deputados do MA aprovam redução de 18 para 15 salários

O plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou na manhã desta quarta-feira, por unanimidade, a Resolução Legislativa que reduz de 18 para 15 os salários dos deputados estaduais maranhenses. A votação foi realizada em sessão extraordinária, convocada após a sessão ordinária de hoje.

O presidente da Casa, deputado Arnaldo Melo (PMDB), disse que, a partir de agora, a Assembleia do Maranhão passará a acompanhar a Câmara Federal no que diz respeito à remuneração dos parlamentares. Ou seja: cada deputado terá direito a dois salários extras, já que a Câmara dos Deputados paga o 14º e o 15º. "Se, posteriormente, a Câmara Federal decidir mudar, a Mesa Diretora voltará a se reunir e a deliberar nesse sentido", afirmou Arnaldo Melo.

Plenário da Assembléia Legislativa do Maranhão
Durante a sessão, Bira do Pindaré (PT) defendeu a proposta de redução dos 18 salários dos deputados para 13 e não para 15. "Se o servidor público tem 13 salários ao ano, o deputado também tem que ter 13 salários ao ano, e assim por diante", afirmou o deputado, assinalando que ingressou com um requerimento em que pede à Mesa providências para corrigir todas as distorções que possam existir em relação ao salário dos deputados.

Antes da aprovação do projeto, os parlamentares ganhavam, além do salário mensal e do 13º, uma "ajuda de custo" equivalente a cinco vezes o valor do salário, de R$ 20 mil. O caso teve repercussão nacional em março, após reportagens do jornal Folha de S. Paulo e do programa Fantástico, da TV Globo.

Mesa diretora da Assembléia do Maranhão
Durante a sessão ordinária, alguns deputados manifestaram sua posição com relação às matérias veiculadas na imprensa. Em seu pronunciamento, Raimundo Cutrim (PSD) foi enfático ao afirmar que a Assembleia Legislativa foi vítima de "uma campanha sórdida da Mirante TV Mirante, afiliada da Rede Globo no Maranhão" que, segundo ele, em vez de bem informar a população, tentou criar uma falsa ideia sobre a verba indenizatória paga aos parlamentares maranhenses.

No mesmo tom, o deputado Manoel Ribeiro (PTB) fez um discurso de protesto e de repúdio "contra as gangues que querem desmoralizar o Parlamento brasileiro e, especialmente, a Assembleia Legislativa do Maranhão". Graça Paz (PDT) lamentou a "orquestração feita contra a nossa Casa Legislativa, com a clara intenção de indispor os deputados contra a sociedade".
Fonte: terra.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Facebook

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code