São Luis do Maranhão, 20 de julho de 2021.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Museu do Sertão, em Balsas, tem se tornado alvo de vândalos

Espaço guarda mais de 400 peças que contam a história da cidade.
Pouco movimento vem transformado o museu em alvo de depredações.


Museu do Sertão em Balsas

Criado há mais de 20 anos, o Museu do Sertão, em Balsas, no sul do Maranhão, está sendo alvo de vândalos. São mais de 400 peças que ajudam a contar a história de 93 anos da cidade, todas doadas pelos próprios moradores.

Entre a coleção exposta se encontra um modelo da primeira televisão fabricada no Brasil, em 1967, uma máquina utilizada para produzir hóstias na década de 50 pela diocese do município e diversos objetos. Uma oportunidade única de viajar ao passado, nos dias atuais.

Durante boa parte do tempo o espaço fica vazio, uma riqueza cultural ainda pouco explorada pelos moradores. "A visitação está em praticamente zero", conta a responsável pelo espaço, Célia Gouveia. O museu fica no centro de Balsas, na praça Getúlio Vargas, a mais antiga da cidade. Apesar de existir há mais de 20 anos, ele ainda é pouco conhecido. Dona Ana Nunes nunca havia visitado um museu em sua vida. Convidada pela equipe da TV Mirante de Balsas a dar um passeio no Museu do Sertão, ela se emocionou e lembrou de momentos da infância. "Isso tudo era do meu tempo e agora não tem mais. Eu gostava muito de fiar, fiquei muito feliz de ver tudo isso aqui", conta a senhora aposentada.

O pouco movimento, no entanto, vem transformado o local tão cheio de memórias em alvo para a ação de vândalos. Janelas quebradas, telhado danificado, pichação e restos de cartazes colados nas paredes. "Os meninos sobem no telhado, tiram as telhas e as jogam no chão, só para ver quebrar mesmo", conta Célia Gouveia.

Fonte: G1

0 comentários:

Postar um comentário

Facebook

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code