São Luis do Maranhão, 20 de julho de 2021.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

BALSAS É REPRESENTADA EM SEMINÁRIO EM BRASÍLIA



O Partido Socialista Brasileiro realizou nos dias 30 e 31 próximos passados, um grande seminário para discutir e orientar os pré-candidatos do partido a prefeito e vereadores de todo o Brasil.


Neste grandioso evento, representando o Município de Balsas, estiveram presentes o pré-candidato do PSB a prefeito de Balsas, Luiz Rocha Filho(Rochinha), acompanhado do ex- Deputado Federal Roberto Rocha, também pré-candidato a prefeito de São Luis, o vereador Trajano(PSB), o repórter Cantidiano Freitas, e seus auxiliares Juarez Freitas e João Rodrigues.
Muitos outros pré-candidatos a prefeito de diversos municípios maranhenses também estiveram presentes.




Cantidiano Freitas, J. Rodrigues e Luiz Rocha Filho(Rochinha)
Construindo o Programa de Governo foio tema do primeiro Painel desta sexta-feira (30) no Seminário Preparatório para as Eleições 2012 - "Compartilhando Experiências", realizado pela Fundação João Mangabeira (FJM) e pelo Partido Socialista Brasielro (PSB), no Centro de Convenções, em Brasília. Os expositores, prefeito de Curitiba, Luciano Ducci (PSB) e o professor Sinoel Batista, especialista em Políticas Públicas, deram dicas sobre como organizar um eficiente Plano de Governo.



Curitiba é considerada cidade modelo, referência dentro e fora do Brasil. Luciano Ducci falou sobre a importância das eleições 2012, com reeleições de prefeitos do PSB que tiveram grande destaque e eleição de novos. "Curitiba tem avançado muito nos últimos anos, em especial nos seus indicadores sociais", ressaltou.

"Cada um tem uma estratégia, mas é preciso organizar", disse Luciano Ducci. Ele explicou que com o Plano de Governo desenvolvido no início do mandato, Curitiba apresenta, a cada dia, um melhor desempenho. Os números comprovam 65% de diminuição da pobreza e miséria; menor taxa de desemprego, 2,5%; e hoje é o 4º maior PIB do Brasil, atrás somente de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.
Luciano Ducci lembrou que esse é um momento especial, "é preciso fazer algumas tarefas para conseguir alcançar oobjetivo e definir as premissas do governo".

O prefeito encerrou sua participação com dicas para a realização de um Plano Estratégico de sucesso. Discussões iniciais; participação intensiva do candidato; grupo mais próximo e de maior confiança; ouvir especialistas; estabelecer compromissos para discussão e disseminação das ideias; conhecer a cidade; e apreciar os apelos da população são alguns itens essenciais para um bom resultado.

O professor Sinoel Batista, destacou a necessidade de requerer um conjunto de cuidados, de atenções para apopulação, para o município e arredores. "É preciso entender para que, porque e para quem se é candidato", lembrou.

Sinoel explicou que é necessário circular pelo município, andar de ônibus,a cavalo, saber os dados da cidade, quantas ruas são asfaltadas e onde estão, quantas escolas, quantas unidades de saúde etc. "Não dá pra conhecer a sua cidade por fotografia, tem que colocar o pé na estrada e visitar os arredores da também".

Disse ainda que não é preciso ser especialista em nenhuma área específica, pode-se juntar grupos de pessoas que entendam de assuntos variados, com afinidade na política, formar um bom grupo de trabalho e atuar nas análises e projetos. "É importante ter um mapa detalhado da cidade na sua sala", frisou. "Precisamos tratar as periferias, acolhe-las no Plano de Governo", destacou.


O professor finalizou explicando que o Programa de Governo deve ter uma linguagem simples e acessível a todos, é preciso registrar em cartório assim que pronto, lembrando que é um documento dinâmico que vai sempre ser renovado. "Ele é importante para não perder a origem, a história da campanha, do candidato e do Partido", disse Sinoel.

O professor explicou que depois detudo pronto é hora de trabalhar no Marketing Eleitoral com uma militância preparada e capacitada. "Não tem programa pronto, evitem a prateleira, evitemquem recebe para fazer um plano de governo, faça você mesmo", concluiu.

Em um restaurante na asa sul


Nos intervalos para o almoço, nosso grupo aproveitava para desfrutar da culinária da capital federal e, enquanto almoçávamos, trocávamos idéias sobre os assuntos debatidos no seminário.





Cantidiano, J. Rodrigues, Rochinha, Trajano e Juarez

J. Rodrigues, Rochinha e Trajano


Após o término do seminário, aproveitamos para apreciar das belezas da nossa capital federal que é uma das cidades mais belas e organizadas do planeta.

0 comentários:

Postar um comentário

Facebook

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code