São Luis do Maranhão, 20 de julho de 2021.

domingo, 22 de abril de 2012

Ayres Britto assume presidência do STF e faz cobrança dos magistrados


No discurso de posse, o novo presidente propôs que os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário façam um pacto: cumprir a Constituição. O ministro Ayres Britto quer que o mensalão seja julgado até junho.





Presidente Dima e o Novo Pres. do STF Min. Ayres Britto
O ministro Carlos Ayres Britto assumiu a presidência do Supremo Tribunal Federal e, já no discurso de posse, fez uma cobrança. Ele quer que o Poder Judiciário se imponha ao respeito. Disse que quem tem o rei na barriga, um dia morre de parto. Ele lembrou que os magistrados não governam, mas evitam o desgoverno quando provocados.

O ministro Carlos Ayres Britto assumiu a presidência do Supremo Tribunal Federal para um mandato curto. Em novembro, quando completar 70 anos, terá que se aposentar.

Sergipano, Ayres Britto foi advogado, procurador-geral de Justiça e procurador do Tribunal de Contas de Sergipe. Já presidiu o Tribunal Superior Eleitoral e está no Supremo desde 2003.

No discurso de posse, o novo presidente propôs que os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário façam um pacto, nas palavras dele, simples e necessário: cumprir a Constituição. “A Constituição é a primeira e mais importante voz do direito aos ouvidos do povo, certidão de nascimento e carteira de identidade do estado”, afirmou o ministro.

O ministro Ayres Britto foi relator de processos importantes, como o que autorizou o uso de células-tronco em pesquisas científicas. Agora, deve presidir o processo que pode ser o mais longo da história do tribunal: o do mensalão.

O relator é o ministro Joaquim Barbosa, que assumiu a vice-presidência do tribunal. Na solenidade, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcanti, defendeu a importância de se combater a corrupção na raiz.

“Na origem de todos os grandes escândalos, está o modelo de financiamento privado das campanhas políticas, que permite o caixa dois ou, em outras palavras, a relação promíscua entre o interesse privado e a coisa pública”, disse Cavalcanti.

Ayres Britto lembrou que uma das funções do Judiciário é justamente evitar abusos de governantes e, por ter esse poder, precisa dar o exemplo. “O poder que evita o desgoverno, o desmando e o descontrole eventual dos outros dois não pode, ele mesmo, se desgovernar, se desmandar, se descontrolar. Mais que impor respeito, o Judiciário tem que se impor ao respeito”, afirmou o novo presidente do STF.

O ministro Ayres Britto quer que o mensalão seja julgado até junho. Tudo depende do ministro Ricardo Lewandowski que precisa concluir a revisão de todo processo.
Fonte: G1

0 comentários:

Postar um comentário

Facebook

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code