São Luis do Maranhão, 20 de julho de 2021.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Pacientes do Maranhão forjam endereço para entrarem no Hospital de Urgência de Teresina


Direção do hospital constatou que pacientes tem usado endereço de terceiros em Teresina para serem internados.


Pacientes de outros estados estão forjando o endereço residencial para serem atendidos no Hospital de Urgência de Teresina, no Piauí. A fraude foi descoberta pela direção da unidade de saúde, que aponta prejuízos para a saúde do Estado por conta das informações incorretas.

De acordo com a diretora do HUT, Clara Leal, dados de 2011 apontam que 52% dos pacientes atendidos no hospital são do interior do Piauí, 31% de Teresina e 17% de outros estados, mas ela não acredita no último percentual. Após internadas, as pessoas estariam revelando o uso de endereço de conhecidos em Teresina para serem atendidos. 

"Descobrimos isso após conversa com os pacientes quando já estão internados no hospital. A maioria vem do Maranhão", conta a diretora, confirmando que a informação errada prejudica a compensação de recursos do estado vizinho para o Piauí, que acaba usando sua receita para cuidar de pacientes de outros estados.
Pelo menos, o problema da superlotação começou a ser minimizado. Após Termo de Ajustamento de Conduta assinado com o Ministério Público do Piauí, o HUT só pode receber pacientes de urgência e se previamente o hospital for comunidado. Com isso, os oriundos do interior que chegam sem situação de urgência devem ser encaminhados para leitos de outros hospitais ou da rede conveniada. 

Em pleno Carnaval, a direção do HUT constatou que a medida tem surtido efeito. O número de pacientes nas macas reduziu de 130 para 110.

Fonte: cidadeverde.com

1 comentários:

Luiz Rocha Filho disse...

Simplesmente vergonhoso para o Governo e para as prefeituras do nosso Estado. É deprimente vermos nossos irmãos maranhenses terem que se utilizar deste artifício para realizarem tratamento de saúde e serem atendidos em outro Estado.
Mas o pior é que, ou fazem isto, ou morrem à míngua.
A saúde pública do nosso Estado está doente.
O mesmo acontece com os balsenses que vão se tratar em Imperatriz, Araguaína e em Teresina, pois a saúde do município de Balsas há tempos que se encontra na UTI e sua população a mercê da sorte em decorrência do descaso no Município.

Postar um comentário

Facebook

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code