São Luis do Maranhão, 20 de julho de 2021.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Ex-ditador Manuel Noriega chega ao Panamá extraditado da França

O ex-ditador Manuel Noriega, 77, chegou na noite deste domingo ao Panamá. Ele foi extraditado da França, após passar mais de 20 anos cumprindo penas em prisões americanas e francesas pelos crimes de tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro.
O prisioneiro embarcou em um voo que partiu de Paris e fez escala em Madri. Segundo as autoridades espanholas, o voo da companhia aérea Iberia decolou às 13h57 locais (10h57 de Brasília) de Madri. Ele chegou ao Panamá às 18h10 locais (21h10 de Brasília).
O ex-ditador viajou custodiado por agentes panamenhos e acompanhado por um médico procedente de seu país. Como tem mais de 70 anos, pode ter direito a cumprir a pena em prisão domiciliar.
Noriega irá direto para o presídio de segurança máxima El Renancer, localizado em uma antiga base militar norte-americana, a 30 km da capital.
Para comprovar que estava preparado para esta viagem, no sábado fez exames médicos na prisão de La Santé de Paris, na qual esteve desde que chegou à França em 27 de abril de 2010 procedente dos Estados Unidos, de onde também foi extraditado.

INFORMANTE DA CIA

Noriega foi aliado dos EUA e informante da CIA durante anos. Mas, depois de assumir o poder, em 1982, envolveu-se com traficantes de drogas e na morte de um rival político. Em 1989, na invasão dos EUA ao país, ele foi derrubado do poder e capturado.
Em seu país natal, foi condenado por três assassinatos e sentenciado a 20 anos de detenção por cada um deles. Mas, ele pode ter direito a cumprir a pena em prisão domiciliar por ter mais de 70 anos.

Noriega foi capturado por soldados norte-americanos e levado a Miami para julgamento após a invasão dos Estados Unidos ao Panamá em 1989. Depois de quase 20 anos de prisão, ele foi transferido no ano passado para a França, onde era procurado pelas autoridades por lavagem de dinheiro, e foi condenado a sete anos de prisão.



CELA

Noriega ficará em uma cela de 12 metros quadrados, com duas janelas, uma porta de metal, uma cama de solteiro e uma latrina. Ele viaja neste domingo ao país depois de extraditado pela França.
Segundo imagens divulgadas pelo governo, a cela, com o chão recoberto por piso laminado, imitando azulejos, com uma pequena mesa de madeira e uma estante, fica na prisão de "El Renacer", no noroeste da capital, às margens do Canal do Panamá.

"Noriega ficará em cela individual, sem luxo, em condições semelhantes a dos demais detidos", anunciou um comunicado do Ministério de Governo.
As imagens contrastam com a descrição feita pela imprensa local, de que estaria vigiada de uma guarita, contaria com uma pequena sala de visitas, cama de casal, geladeira, móveis e cadeiras, além de uma rampa para facilitar a movimentação.
Ao negar as versões da imprensa, o chanceler panamenho, Roberto Henriquez, disse que Noriega será tratado como "qualquer outro réu".
Segundo o governo, "as medidas de segurança foram reforçadas, com todos os parâmetros necessários para receber o detido, que cumprirá, no país, as sentenças impostas pelos tribunais de justiça panamenhos".
Fonte: Folha

0 comentários:

Postar um comentário

Facebook

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code